Outros protocolos
Outros protocolosProtocolo IP (Internet Protocol)
Funciona na camada 2 do modelo TCP/IP e serve para endereçar os pacotes e a informação, onde os mesmos são identificados através do endereço IP.
Protocolo ARP (Adress Resolution Protocol)
Na realidade a transição de informação e pacotes entre os dispositivos de IP é efetuada através do endereço MAC (Media Access Control) ou endereço físico. Desta forma o protocolo ARP tem como papel principal fazer a tradução de endereços MAC dos dispositivos que têm os endereços IP associados.
Protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol)
É um protocolo de mensagens para o controlo para informar os dispositivos comunicando situações e registos importantes, como por exemplo, uma estatística de acesso, um processamento de um dispositivo, o fluxo de rede e o tráfego.
Protocolo TCP (Transmission Control Protocol)
É um protocolo da camada de Transporte e é responsável pelo envio dos pacotes entre ligações visto que as transmissões já foram iniciadas. O protocolo TCP é orientado à conexão, ou seja, ele verifica se os processos estão iniciados mas não verifica a chegada dos respetivos pacotes.
Protocolo UDP (User Datagram Protocol)
O protocolo UDP é idêntico ao TCP mas é não orientado à conexão. Exemplo: Videoconferência. Em casos práticos o TCP é substituído pelo UDP quando não existe a necessidade de estabelecer uma ligação entre a origem e o destino antes de enviar os dados.
Protocolo FTP (File Transfer Protocol)
É um protocolo usado para a transferência de ficheiros. Exemplos: carregar uma foto no facebook, descarregar um PDF do moodle. A porta padrão deste protocolo é a porta vinte ou vinte e um sendo a mais usada a vinte e um.
Protocolo Telnet
É um protocolo utilizado nas arquiteturas cliente-servidor e permite estabelecer ligações remotas a servidores a partir de um terminal via consola.
Protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
É o protocolo de gestão de redes que permite fazer o controlo e a monotorização das ligações de rede. Este protocolo permite testar os fluxos de dados, segurança, velocidades e construir dados juntamente com outros protocolos e aplicações. É muito usado em aplicações para estatísticas de rede, controlo de acesso e gestão de plataformas de rede.
Protocolo DNS (Domain Name System)
O protocolo DNS é responsável pela tradução de endereços em nomes. Por exemplo, o IP 80.172.225.139 quando lhe é feito um pedido, ele responde por escolaeuropeia.com. Esta é a função do protocolo DNS para traduzir os nomes para endereços e vice-versa.
Protocolo FDDI (Fiber Distributed Data Interface)
Serve para fazer ligação entre redes locais e redes metropolitanas. É responsável pelas redes de fibra ótica que trabalham em grande velocidade.
Protocolo IRC (Internet Relay Chat)
O protocolo IRC é um protocolo de transferência de ficheiros de baixa capacidade e permite também estabelecer canais de conversação entre vários utilizadores que utilizam a internet. Por exemplo, o programa mirc.
Protocolo PPP (Point-to-Point Protocol)
O protocolo PPP é responsável por transmitir tráfego entre dois dispositivos de rede que utilizam a mesma ligação física. Como exemplo, uma variante de protocolo PPP é o protocolo PPPoc que é responsável pela autenticação de um equipamento de rede (router/modem) na rede do ISP contratado.
Protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol)
Este protocolo permite a receção de email nas contas remotas ou locais dos utilizadores. A vantagem deste protocolo é que ao fazer a gestão dos emails ele guarda uma cópia no servidor.
Protocolo POP3 (Posto Office Protocol 3)
O protocolo POP3 (na versão 3) permite, de igual forma ao IMAP, receber emails, só que, desta vez, não são guardadas cópias dos emails no servidor. O POP3 também utiliza uma porta de ligação (rede) diferente do IMAP.
Protocolo SMTP (Send Message Transfer Protocol)
É um protocolo para o envio de emails, tanto a partir de um servidor remoto, como de uma aplicação cliente.
Protocolo VoIP (Voice over Internet Protocol)
Este protocolo é responsável por efetuar chamadas telefónicas (chamadas de voz) mas, em vez de utilizar um número de um telefone analógico, as chamadas utilizam a ligação de rede (IP). Como por exemplo, temos o skype ou voipbuster.
Protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol)
Este protocolo apresenta as páginas de internet (páginas de hipertexto) nos browsers. Sem ele não seria possível aceder e ler as páginas web.
Protocolo Ethernet
É o protocolo responsável em ligação de redes locais baseadas no envio de pacotes de informação. Protocolo Ethernet define a tecnologia dos cabos e sinais elétricos para a camada física, e define também o formato dos pacotes e protocolos para a camada de controlo de acesso ao meio “MAC”. O Ethernet foi padronizado pelo IEEE com padrão 802.3.
Protocolo ATM
É o protocolo arquitetura de rede de alta velocidade orientada a conexão e funciona na camada física do modelo TCP/IP pelo facto de ser assíncrono e de alta velocidade é implementado com as redes de fibra ótica, tirando aproveito de velocidade e transferência de dados em longa distância. Este protocolo devida a grande capacidade permitem transferir e tratar dados de áudio e vídeo em tempo real. Um exemplo de comunicação do ATM é nas caixas multibanco e caixas registadores dos boletins da sorte.
Protocolo SSH
O protocolo SSH é um protocolo que permite a ligação com outro computador da rede, de forma a permitir a execução de comandos de uma unidade remota. O SSH possui as mesmas funções que Telnet mas tem a vantagem de usar criptografia na ligação entre o cliente e o servidor. Exemplo: uma das funcionalidades mais usadas pelo SSH é função de Tunelling, que permite o redireccionamento de dados (pacotes) entre duas máquinas.